Quais são os hábitos que você deve evitar (ou não) no Home Office?

A expressão “home office”, vem do inglês e significa literalmente “escritório em casa”. Foi adicionada ao nosso vocabulário, pois trabalhar em casa é uma tendência da atualidade que tem ganhado mais adeptos a cada dia. Com certeza, ter um emprego sem sair de casa é bastante vantajoso, mas também exige certa disciplina e empenho para ser produtivo, já que estar em um ambiente tão familiar pode ser motivo para muita distração.


Por isso, alguns hábitos devem ser evitados, a medida em que outros devem ser estimulados para que a procrastinação não se torne a sua principal inimiga! Isso mesmo, se você não tiver cuidado, pode se prejudicar por adiar demais as suas tarefas. Para evitar que isso aconteça e seus trabalhos não sejam concluídos no prazo esperado, sugerimos algumas dicas para se organizar melhor:


● Crie uma rotina


Sem uma rotina de trabalho, é ainda mais fácil ficar adiando suas responsabilidades e colocando outras tarefas na frente daquilo que interessa. Por isso, é importante definir horários e agendar datas importantes.
Para isso, muitos aplicativos podem te ajudar! O Trello, por exemplo, é uma alternativa para organizar seus projetos! Além desse, aplicativos como o Google Keep e o Toggl podem ser aliados para o seu trabalho.


● Evite distrações


Os aparelhos tecnológicos foram planejados para chamar a nossa atenção. Por isso, busque ficar longe das notificações das redes sociais, programações da TV, Netflix e todos esses sites que podem ser utilizados ao concluir seu trabalho.
Concentre-se na realização de uma tarefa por vez, assim fica muito mais fácil de manter o foco. Se determinada tarefa exige maior empenho, programe-se para fazer o processo em etapas e dar o melhor de si em cada uma delas.


● Crie um ambiente agradável


Um escritório organizado e limpo irá estimular a sua produtividade, já que as distrações do ambiente também podem nos levar a perder tempo. Antes de começar o trabalho, organize a sua mesa e defina os objetivos para aquele dia.
Busque uma luz agradável para não exigir demais da sua visão e tenha sempre um momento destinado para descansar em uma poltrona ou outro lugar que você considere confortável.


● Escute música ao trabalhar


Ouvir músicas pode melhorar o seu foco e ainda criar um ambiente de relaxamento para você. Capriche na escolha da sua playlist, de modo que o trabalho torne-se também um momento de bom humor.
Já foi comprovado cientificamente que a música tem efeitos emocionais interessantes, pois envia reações químicas para o seu cérebro que podem estimular a criatividade e, principalmente, a produtividade.


● Avise aos seus familiares que está trabalhando


Se você mora com alguém, é importante avisar que embora você esteja em casa, aquele é o seu local e horário de trabalho e deve ser respeitado. Quando as pessoas da casa estão cientes disso, as interrupções diminuem e o trabalho pode progredir.
Não é chatice ou falta de cortesia, é apenas um lembrete de que em alguns momentos você está concentrado em concluir suas tarefas de modo satisfatório e não pode ser atrapalhado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *