Concurso do Ibama; saiba tudo sobre as vagas e a escolaridade exigida

Um dos concursos mais aguardados de todos os tempos sem dúvidas é o do IBAMA (Instituto  Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais  Renováveis) , com previsão de mais de 2.054 vagas, os concurseiros de plantão já se encontram ansiosos para a liberação da autorização do certame que contará certamente com muitos inscritos.

Segundo o site da “Folha Dirigida”, a remuneração para o cargo que deve ser o mais concorrido  e visado pelos candidatos é o de Técnico administrativo, sua remuneração inicial é de pouco mais de R$ 4 mil. O salário já conta com a adição de um auxílio alimentação e um adicional de produção que fica em torno de R$ 1,800 em média. Para a maior parte dos candidatos, a incerteza sobre uma possível autorização e publicação do edital é o que mais atrapalha nos estudos.

Devido aos cortes realizados pelo Governo atual, o número de concursos federais em 2019 e 2020 foi reduzido drasticamente, ocorrendo assim um fato bastante atípico em estudantes voltados para a realização de provas de concursos e processos seletivos: o desinteresse. Mas, a incerteza da publicação do edital ainda não é total.

Novas notícias:

Recentemente, o Ministério Público Federal  recomendou ao Governo a publicação e autorização do concurso do IBAMA para 2 mil vagas. Há bastantes cargos vazios e o número de aposentadorias também só cresce, ocasionando uma verdadeira bola de neve e acúmulo de atribuições para os funcionários que ainda estão em seu tempo de serviço funcional da Instituição.

Ainda segundo a Folha Dirigida, o Ministério Público deu um prazo de até 30 dias para que a recomendação possa ser atendida, por isso, o Ministério da economia deverá dar uma resposta até o próximo dia 30 de outubro. Caso seja autorizado, o certame contará com um número de vagas razoável para que o trabalho do IBAMA esteja assegurado nos próximos anos, e ainda um cadastro reserva para possíveis e futuras nomeações.

O que é preciso para ser um técnico do IBAMA?

O concurso conta com a exigência mínima para a nomeação do técnico ensino médio completo, ser brasileiro ou português naturalizado. Ter no mínimo 18 anos de idade, estar quite com as obrigações eleitorais e militares ( no caso dos homens) e ter sido aprovado em concurso público.

O mais recomendável, é que, caso tenha interesse no concurso, os estudos na temática da área da prova já se iniciem o mais rápido possível. O menos recomendado é esperar o edital ser publicado e só depois começar a estudar.

O que pode cair na prova?

Na prova que aconteceu no ano de 2012, a banca organizadora acabou sendo a Cespe, esta é uma das mais temidas dos concurseiros, entretanto, o que cai na prova para técnico administrativo do IBAMA não é nenhum bicho de sete cabeças.

As disciplinas do último certame foram: direito ambiental, português, raciocínio lógico, atualidades, informática, legislação, administração pública, arquivologia.

Dicas para quem quer ser aprovado:

As dicas mais recorrentes no mundo dos concursos são de estudar com antecedência, para isso, é imprescindível que você faça uma boa pesquisa no Google e encontre as provas anteriores do IBAMA para o cargo no qual tem interesse. Estar quite com sua documentação também é de extrema relevância e qualquer erro pode te tirar do cargo em um piscar de olhos. Por isso, tenha foco e agarre com unhas e dentes o seu objetivo. Nós do Trabalho Rápido te desejamos muita sorte!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *