Como se tornar um profissional freelancer

Se você já cansou de tentar um emprego fixo sem conseguir e já não aguenta entregar currículos por aí, talvez seja hora de tentar algo novo. Já pensou em começar a trabalhar em casa, ganhar dinheiro e ainda fazer aquilo que você gosta? A gente explica pra você.

O termo freelancer vem do inglês e é designado para profissionais que não têm um vínculo de trabalho permanente, o que possibilita que ele mesmo escolha sua carga horária e como vai realizar seu trabalho, tendo um ou mais empregadores.

Mas para quem deseja entrar nesse ramo que tem se expandido, surgem muitas dúvidas e inseguranças como: “será que dá para eu me sustentar assim?”, “A inconstância vale a pena?” ou “Não é melhor buscar uma carteira assinada?”. Tudo isso é normal. Mas para deixar mais claro esse processo, oferecemos algumas dicas para você:

  • Escolha trabalhar com o que gosta

Não adianta tentar ganhar dinheiro fazendo o que você não gosta! Isso pode te deixar improdutivo, estressado e sem criatividade. Por isso, priorize serviços que expandam suas potencialidades e te façam crescer.

            Se você gosta de escrever, busque sites onde você possa aprimorar a sua escrita e depois comercializar seus textos. Agora, se o seu lance é Fotografia ou Design, por exemplo, trabalhe com aquilo que te anima e te dá forças para levantar de manhã. Seja qual for a sua área, trabalhe com o que gosta para não ter seu potencial mirrado pela falta de vontade.

  • Estude ao máximo a área que você gosta

            Conhecimentos rasos geram produtos rasos. Por isso, busque se aperfeiçoar a cada dia para se destacar em sua área de trabalho. Não se contente; ninguém é bom o suficiente ao ponto de não precisar melhorar!

            Escolha livros da sua área para ler, assine newsletter de blogs com temas específicos, ouça podcasts, faça capacitações, mergulhe com vontade naquilo que te dá satisfação.

  • Defina um local de trabalho

Com a liberdade de trabalhar em casa, o profissional freelancer muitas vezes pode acabar se distraindo e perdendo desempenho por não definir locais e horas para o trabalho. É sempre bom definir um local, ainda que não seja o seu escritório dos sonhos, para manter a concentração no trabalho.

É claro que você pode variar e visitar algum café para fazer trabalhos mais simples, mas ter um ambiente fixo em casa para o trabalho pode ser essencial. Você não precisa de muito: basta uma boa iluminação, uma cadeira confortável, silêncio e um clima agradável para prosseguir com suas metas.

  • Mantenha a produtividade

Vivendo na era da informação, vemos que tudo acaba virando também uma distração. Por isso, para quem deseja iniciar uma carreira profissional como freelancer, pode experimentar uma certa improdutividade inicialmente.

Mas não se preocupe, com uma ou outra técnica de concentração isso está resolvido. Você pode estabelecer um tempo limite para a conclusão de uma atividade e utilizar o despertador para avisá-lo, assim não ultrapassa aquele tempo, a menos que seja necessário.

Fique longe das redes sociais por um tempo e concentre-se na tarefa que está realizando. Ao concluir seus trabalhos, você terá todo tempo do mundo.

Pronto para começar? A carreira de freelancer pode ser ainda mais rentável que uma carteira assinada e um horário rigoroso, não perca mais tempo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *