Como se dar bem no novo emprego. 7 dicas preciosas!

Diante do atual cenário socioeconômico do país, você há de convir que não esteja nada fácil conseguir um emprego, não é mesmo? A dica primordial para quem está trabalhando é: se mantenha empregado! E para quem acabou de entrar num novo emprego, o esforço para isso pode acabar sendo maior.


Pensando nisso, trouxemos sete dicas importantes para que aqueles que entraram no mercado agora possam se manter. Acompanhe abaixo o que os especialistas consideram se sua importância no início da carreira:

Não se afobe

É natural querer mostrar ao patrão que você foi uma boa escolha, mas vá com calma! Antes de ver tudo o que você sabe fazer, ele quer ver quem é você e como a equipe vai lhe receber. Além disso, seus novos colegas são completos desconhecidos para você. Tente perceber o novo ambiente e seja agradável.

Personal development (personal growth) success progress and potential concepts. Male coach (human resources officer supervisor) draw stairs to help employee with his growth.

Haja com Gentileza e humildade

Ainda sobre o relacionamento com os novos colegas, vale pontuar acerca da gentileza! Desde o cargo mais discreto ao mais notável, é importante saber tratar os outros com empatia e gentileza.

Acredite, isso abrirá ainda mais os caminhos de seu crescimento dentro da nova empresa. Seja gentil, educado e humilde no ambiente de trabalho. Conheça seus colegas e o contexto em que cada um está inserido, isso ajudará você a lidar com cada um de forma particular, melhorando o relacionamento interpessoal. Isso se tornará um de seus diferenciais.

Conheça a empresa

Pode ser muito óbvio dizer isso, mas é sempre importante repetir. A empresa lhe contratou tem uma história e uma missão, conhecendo ambas ficam muito mais fácil saber como agir em determinadas ocasiões específicas. A empresa deve saber o que esperar de você e o cliente devem saber o que esperar da empresa, e é você quem a representa.

Pergunte sempre

Não se acanhe ninguém vai questionar sua capacidade se você perguntar. As pessoas que já têm mais tempo de empresa vai te explicar como as coisas funcionam, mas você precisa perguntar. Não use sua intuição no começo, pode dar muito errado. Sá tome atitudes depois de saber que está fazendo a coisa certa, consultando seus colegas. Logo, logo você vai ter autonomia para trabalhar sozinho.

Esteja disponível

É importante que as pessoas sintam que sua chegada fortaleceu a equipe. Isso será sentido de muitas maneiras no decorrer do tempo, mas no início é sua disponibilidade para o trabalho que vai fazer a diferença. Esteja sempre à postos e, se possível, chegue mais cedo. Aprenda a administrar seu tempo dentro da empresa para que você esteja disponível para fazer atividades que lhe sejam solicitadas em tempo hábil.

Esteja sempre respaldado

Em cargos de liderança e gerenciamento é necessário muito mais cautela. Para tomar decisões importantes, procure estar sempre muito bem respaldado e certo de que aquela decisão é inquestionável. Para isso é que se pontuam mais uma vez a necessidade de conhecer a empresa muito bem e suas políticas.

Conheça seus direitos e deveres

Esse vale para qualquer trabalhador seja novo ou antigo. Conhecer seus direitos e seus deveres como trabalhador é o mínimo que se espera de um cidadão que entra para o mercado. Isso vai nortear todas as suas atitudes e decisões dentro e fora da empresa.

Essas dicas são o básico para se começar bem e se manter na empresa que lhe contratou. Esperamos ter ajudado nesse momento de grandes mudanças. Manter o foco e a disciplina é fundamental, bem como a perseverança, lembre-se sempre disso!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *