5 habilidades são indispensáveis para empreender; saiba quais são

Para empreender com sucesso, é preciso reunir uma série de comportamentos e atitudes, pois a forma como nos posicionamos é essencial para atingir ou não sucesso pessoal, profissional ou financeiro.

Primeira habilidade: saber vender

            Muito além de vender um produto, o verdadeiro empreendedor vende o ideal por trás daquele produto. Sem vendas, não existe empreendimentos. Mas se você não tem essa habilidade, não se preocupe, tudo é treino.

            Para aprender a vender é preciso prática, muito estudo da marca/produto que se vende e empenho na arte de persuasão. Se não conseguiu de primeira, continue tentando. Aposte em descontos, promoções, acordos e outros fatores que podem influenciar um cliente na hora da compra.

Segunda habilidade: Ter uma boa visão de mercado

            Qualquer pessoa que deseja iniciar um empreendimento deve realizar um estudo de mercado, observando as principais forças e fraquezas do negócio a ser colocado. Não adianta meter os pés pelas mãos: para negociar com sucesso é preciso muita observação, planejamento e empenho para fazer o diferencial.

            O bom empreendedor vai ver sempre além do que está posto, sendo capaz de discernir e, até com um certo toque de intuição, investir mesmo sem ter tanta certeza. Saber correr riscos faz parte da visão panorâmica de mercado!

            A incerteza muitas vezes aparecerá, mas não deve ser motivo para desistência, pois quando se tem um planejamento, os imprevistos são esperados e resolvidos o mais rápido possível.

Terceira habilidade: Ter uma forte autoestima

            Essa habilidade é essencial para todas as outras, pois se você não transmitir confiança em você mesmo, ninguém vai vê-lo como um empreendedor respeitável. Para trabalhar sua autoestima no mundo do trabalho, é necessário quebrar muitos pensamentos errôneos e crenças limitantes criadas ao longo dos anos.

            Lembre-se: suas ideias e valores importam! Não é preciso ser arrogante para demonstrar confiança e uma boa autoestima. Isso fará toda a diferença no seu negócio!

Quarta habilidade: Formar uma boa equipe

            Ninguém faz nada sozinho! Se você quer ver um crescimento e desenvolvimento de uma ideia ou mesmo uma empresa em si, formar uma boa equipe deve ser uma prioridade.

            Não precisa ser uma equipe grande, necessariamente, mas que seja formada por pessoas que se entendam, estejam unidas no mesmo propósito e desejem crescer juntamente com o negócio.

            Não se ache bom o suficiente ao ponto de não precisar dos outros. Cada pessoa pode somar de maneiras que você nem imagina! Basta dar espaço para as ideias fluírem e você verá que uma equipe trabalha muito melhor que uma só pessoa.

Quinta habilidade: Criar uma boa rede de contatos

            Criar uma boa rede de contatos te ajudará a conseguir novas parcerias rentáveis, adquirir novos clientes, aumentar sua influência, dentre outros.

            É isso mesmo, quanto mais conexões você fizer, mais portas podem se abrir. Por isso, não desperdice as oportunidades, por mais simples que pareçam e esteja sempre aberto ao novo.

            No seu networking (rede de contatos), não só clientes e fornecedores importam. Pessoas com mais experiência que dão conselhos e feedbacks também são de extrema importância para o seu sucesso, pois nem sempre vemos a situação da mesma maneira de quem está de fora. Amigos também podem ajudar seu negócio a crescer divulgando e indicando o seu trabalho!

E aí, quais habilidades você ainda não tem ou precisa reforçar? Lembre-se: cada posicionamento seu pode te levar pra mais perto daquilo que você almeja!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *